segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vale muito a pena ter x Uma pena não ter.



Vou tentar entrar um pouco mais em detalhes do carro. Vamos começar com uma lista do que o carro tem que vale muito a pena ter e ainda traz um grande benefício para o usuário:

- Ar Condicionado: Muito forte e rápido para gelar. Funciona de forma muito eficiente.
- Farol de neblina traseiro: Bom, principalmente para viagens e serras.
- Air bag duplo: Espero nunca usar, mas o fato de ter já é uma segurança a mais.
- ABS: Sempre achei um item dispensável, porem já vi ele agir por 2 vezes e foi crucial a sua existência.
- Sensor de estacionamento: Ótimo, principalmente nos dias de distração.
- Rodas 15''(liga leve): Proporcionam maior estabilidade para o carro além de uma aparência melhor.
- Setas na lateral do carro: Essencial, principalmente para o trânsito de São Paulo cheio de motos.
Vedação das portas: Feita de forma muito eficiente, tanto para água quando para poeira. Não entra nada no carro mesmo em estrada de terra ou de areia fina.

Vedação das Portas
Algumas preciosas regulagens, ainda da série do que vale muito pena ter:
- Altura do Farol: Proporciona o motorista controlar a altura do farol, diferenciando estrada de cidade.
- Altura do Volante: Apesar de ruim de usar, permite tornar a posição do motorista mais confortável.
- Temporizador do Limpador de Pára-brisas: Achei muito útil e considero hoje um item indispensável.

Agora vamos para os itens que são uma pena não ter.

- Regulagem do Banco: Apesar da regulagem do volante ajudar na posição para dirigir não melhora na visibilidade do carro.
- Luzes indicadoras no painel: O painel peca com a falta de indicadores de farol e farol de milha.
- Regulagem da luz do painel: Item já conhecido por todos, mas que continua incomodando.

Luminosidade intensa e falta de alguns indicadores básicos
- Iluminação do porta-mala: Falta uma luz dentro do porta-malas do veículo. Um item simples que faz muita diferença.
- Computador de bordo: Como já mencionado é um item que a JAC não podia ter deixado de fora, mesmo que fosse algo bem simples apenas para mostrar consumo médio (km/L).
- Botão para destravar as portas: Muito ruim não ter um botão no para destravar todas as portas do carro. Desagradável ter que abrir as portas puxando o pino da porta do motorista.
- Rádio com entrada USB padrão: Além do rádio ser de péssima qualidade (sintonizador FM) ainda vem com uma entrada micro-USB que exige o uso de um adaptador fornecido pela JAC.

Rádio de má qualidade e falta de um botão para destravar as portas
Esse final de semana também descobri mais uma "gambiarra" feita pela concessionária da Gastão Vidigal. O pino onde o porta malas fecha estava com fita isolante, que agora está começando a soltar.
Acredito que colocaram essa fita para o porta malas bater mais suave, porem para um usuário é terrível a sensação de ter sido enganado com um serviço mal feito desses.

Fita adesiva (isolante) no pino de trava do porta malas


Avaliação:
J3 Hatch: 8,5
Concessionárias: 4

11 comentários:

  1. Amigo, estou pensando nos 6 anos de garantia, na verdade penso no que essa garantia nos engessa. Por exemplo a troca de um rádio comprometeria a garantia? Ou a instalação do transmissor do EDB2? Há algo no manual a esse respeito?

    ResponderExcluir
  2. Sobre o transmissor na minha CSS eles até querem ver instalado. Não falaram nada em perda de garantia. Como eu falo em tudo é questão de conversa. Fora que voce esta pensando em coisas pequenas. Coisas de 500 reais. E se seu motor der problema e vc tivesse que gastar 8000 reais para refaze-lo? Seria assim tão ruim ter 6 anos?

    Sobre os pro e cons, concordo com quase tudo, mas no caso do meu J6 a unica desvantagem é o USB (e o CPU de Bordo mas que o ODB2 vai resolver).

    Acho que eles tinham que arrumar algumas dessas coisas, como o controle de luz do painel e luz no porta malas e porta luvas já que são economias bobas.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Caro André, na verdade, o que eu quis atentar é o fato das questões que não nos preocupamos. Não consegui me fazer claro e as dúvidas realmente foram simplórias. Mas foi a mesma pergunta que fiz a amigos donos de Iphones(e é onde mora o perigo): quais eram o problemas pois as qualidade são contadas aos sete ventos. Obviamente comprei um Android :)
    Mesmo lendo os contras estou tendendo muito pelo J3 Turin (infelizmente não cabe um J6 na minha garagem) e creio que não terei mais problemas do que tive com o meu Palio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olhe eu realmente acho que não. Eu tive uma Siena HLX antes disso e nunca tive 1 problema sequer. Então como falam, toda marca pode dar problema. Achar que voce vai pegar um JAC e estar safo destas coisas é o primeiro passo para se insatisfazer com o 1 probleminha que voce tiver com o carro.

    Tenha em mente que coisas acontecem. Em qualquer marca e independente do valor. Assim como existem Bravo's da FIAT e 3008 da Pegeout que são carros bem mais caros que um Turin e tem problemas existem carros mais simples que não dão 1 problema sequer e outros que simplesmente não sai da garagem de tanto problemas.

    Acho que a forma como a CSS vai lidar com eles que vai deixar voce satisfeito ou não. Eu tive alguns problemas (nenhum critico) como caixas de som estragadas de fabrica, bancos de couro que embolharam, pelicula que embolhou, vidro do passageiro levemente solto então vibra qdo em ruas irregulares. Mas tudo foi ou será resolvido da forma mais tranquila possivel. Isto que posso te passar da minha experiencia.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá Medeiros,

    Concordo com o André, acho que todos os carros novos estão sujeitos a problemas. O que vai diferenciar uma marca da outra é a agilidade e eficiência das CCS para resolver esse problema satisfazendo o cliente. Como você deve ter visto a entrega do meu carro foi um susto para mim, mas felizmente tudo foi resolvido.

    Quanto a garantia de 6 anos e o risco de você ficar "engessado", sim ela existe. Você não pode fazer nenhuma alteração elétrica ou estrutural no carro sem que seja nas CCS. Lembrando que para manter essa garantia de 6 anos você tem que fazer revisões a cada 10.000 KM e troca de óleo a cada 5.000 km. A troca de óleo pode parecer um problema, mas o preço das CCS hoje está melhor do que o mercado.

    Alterações como o rádio que você citou eu acredito que não tenha problema não, basta informar/questionar a CCS antes. De qualquer forma na minha primeira revisão irei me informar sobre isso para tentar trocar o meu, colocarei o resultado aqui no blog.

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  6. Bom, de forma superficial, eu como advogado recomendo que não sejam feitas alterações no veiculo sem a autorização da css, mas se mesmo assim as fizer, recomendo que as faça em local especializado guardando a nota fiscal dos equipamentos bem como a da mão de obra, para que em eventual atestado de perda de garantia pela css se possa recorrer à justiça acionando a css e o local em que as alterações foram feitas, pois na maioria dos casos a perda de garantia se da por modificações feitas de forma incorreta acarretando assim a responsabilização do local em que a modificação foi feita pela perda da garantia.

    Sobre veículos 0km com de feito, um amigo comprou um cruze da gm +ou- 70mil R$ e quando anda em terrenos um pouco mais acidentados parece carro de "recem casados" pois as pinças de freio das rodas traseiras bate como se estivessem arrastando latas amarradas à traseira do veiculo, o carro ja foi mais de 5 vezes para a css e da ultima vez disseram que os engenheiros estavam projetando algo mas que ainda não tinha concerto.
    Trouxe essa historia para ilustrar que qualquer carro pode vir com problema, a questão é, como a css vai tratar do assunto. Na jac( pelo menos aqui em poa/rs) so faltam te pegar no "colo" caso o carro tenha que ficar nais que um dia eles te emprestam o test-drive ( o que eu acho o mínimo, mas que quase nenhuma css faz).

    Peguei o meu j3 segunda, sou suspeito para falar pois ainda estou na fase do "deslumbre", mas estou adorando, é incrível como depois de um certo giro o carro parece que liga um "turbo" o maior "problema" é q o carrinho anda muito e pede para pisar(ainda bem que tem abs e airbag.

    Bom desculpem os erros de português, mas espero ter contribuído com as minhas experiências.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo. Aqui em Ctba é a mesma coisa. Até hoje todas as interações com a CSS foram otimas. Ate no colo me pegaram (hahaha).

    Mas todos os problemas resolvidos e sem qquer idagação ou questionamento por parte da CSS. Simplesmente deixo o carro la e no dia seguinte está tudo pronto, trocado e sem problemas.

    Nunca tive tal intereção com tanta qualidade e tranquilidade como tenho hoje. Estou mais do que satisfeito com o meu J6.

    Veja tb:
    www.jacj6.blogspot.com.br

    Andre - Ctba

    ResponderExcluir
  8. Acho que voce esqueceu o principal. O preco como otimo VALE A PENA! hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Cara achei um negocio legal para voce criar um topico:

    http://quatrorodas.abril.com.br/nitro/tuningvirtual/jac-j3-625939.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre,

      Muito obrigado pela matéria, realmente muito interessante.
      Vou criar um post sobre.

      Abs.

      Excluir
  10. Eu vou instalar uma luz no porta malas aproveitando o interruptor de aviso de tampa da mala aberta no painel, esse interruptor fica na fechadura do porta malas. É só descobrir o fio que leva o aviso da tampa aberta para o interruptor e puxar um paralelo pra ligar a lâmpada.

    ResponderExcluir