segunda-feira, 23 de abril de 2012

Motor do J3 - Tecnologia VVT


Olá,

Hoje vou falar um pouco sobre o misterioso motor VVT do JAC J3 - 4 cilindros e 16 válvulas.
O famoso motor 1.4 (de mentirinha) que é adorado por muitos e detestado por outros.
É isso mesmo é difícil achar alguém que fique em cima do muro em relação a esse motor, por ele ter o máximo rendimento com alto giro geralmente as pessoas ou adoram ou o odeiam.

VVT é o nome curto do Comando Variável de Válvulas, essa tecnologia é usada também pela Toyota nos seus motores. O motor VVT tem como característica principal reduzir o consumo de combustível tornando o motor mais eficiente para isso ele ajusta o tempo de fechamento das válvulas de acordo com as diferentes condições de trabalho.

Motor VVT 1.4 do J3

Segundo o próprio site da JAC, seguem as principais características desse motor:
  • Baixo consumo de combustível;
  • Motor Potente;
  • Polui menos;
  • Baixo nível de ruído;
  • Alta estabilidade.

Após usar o carro por quase 2 meses eu apenas discordo do terceiro item baixo nível de ruído, como já disse aqui no blog eu acho o motor do J3 um pouco barulhento dentro da carroceria do carro. Principalmente em alto giro e na estrada o barulho fica muito alto.

Agora vamos falar sobre a "mentirinha" da JAC, na verdade esse motor é 1.3  não 1.4.
Segundo o próprio manual do carro a cilindrada do motor é 1.332, porem por conveniência a JAC resolveu chamar de 1.4.

Nos outros países, inclusive na China, esse carro é vendido como um carro 1.3. Segue um site estrangeiro com todas as características desse motor: http://hfsinopower.en.alibaba.com/product/523739754-213138995/JAC_1_3L_VVT_Gasoline_Engine_For_Car.html .

Quando ao fato de uns amarem e outros odiarem, acho que está ligado ao fato do motor ter o máximo rendimento em alto giro. Para quem está acostumado a andar em marcha alta, o carro pode parecer fraco. Porem como o própio manual aconselha esse motor deve ser conduzido sempre com alto giro e é acima de 3.500 giros que vemos o real poder desse motor. Além do carro andar muito bem ele ainda mostra sinais ao condutor que pode acelerar que ele sempre irá responder.

Eu acredito ser apenas uma questão de costume, eu tinha um Volkswagen 1.0 e demorei para me acostumar a andar sempre em alto giro. Hoje acho o motor ideal para a cidade e não tenho do que reclamar.

Avaliação:
J3 Hatch: 8
Concessionárias: -

8 comentários:

  1. Posso dar um pitaco? Gostaria de saber qual foi seu último carro para ter uma referência com o que você está comparando. Exemplo: quando fala em barulho do motor. Se comparado ao Uno, qualquer redução é vista como bem silencioso. Se comparado com um Honda Accord, o motor berra demais. Meu parâmetro sempre é um Palio pois só tive carros populares e aí os JACs atraem(e muito) minha atenção sim.

    Abs.

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    1. Olá Medeiros,

      Seus pitacos são sempre ben-vindos. Meu último carro foi um FOX 1.0 completo. Realmente em questão de barulho dentro do carro el era um pouco mais silencioso que o J3.
      Mas como o Andre falou no post abaixo, acredito que a diferença seja a vedação da carroceria e não o barulho emitido pelo motor.

      Abs

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  2. Olhe o que acontece que o motor é silencioso mas nos J3 a JAC peca é no tratamento acustico do carro... Se tivesse a mante acustica que tem no J6 com certeza o carro seria bem silencioso.

    Abs

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  3. Olá, com licença. Nunca me interessei por carros, motores, potencia e afins, gosto de ter um carro confortável e que tenha um bom desempenho. Tenho um J3 Turim e antes dele era um sedã Renault Megane 2.0, também achei o J3 barulhento demais. Reclamei na concessionária e não sei qual foi a mágica que fizeram mas o barulho se foi. De uma maneira geral, estou satisfeita com o carro.

    Abraços,

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  4. Fiquei feliz com os comentários, acabei de adquirir um J3 Turim, a concessionária me entrega dia 23/04, confesso que estava um pouco apreensivo, mas agora fiquei mais tranquilo, estou saindo de um Logan 1.0 completo, como uso o ar condicionado sempre, deixa o carro muito lento.

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  5. Olá a todos, é sempre muito bom ouvir a opinião de usúario que vão adquirir ou já tem um J3 eu tinha um UNO 2008. Agora estou no J3 e confesso que estou muito satisfeito é um carro confortável e assim como responde ao acelerador...!!!

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Senhores: O nível de ruídos no interior dos veículos devem ser medidos com um decibelímetro. Este aparelho pode ser conseguido com engenheiros ou arquitetos que trabalham com acústica. Outro aspecto que deve ser considerado é a cilindrada do motor. Como disse o amigo acima, o motor de baixa cilindrada anda melhor com altas rotações e consequentemente o nível de ruido é maior. Salvo quando há tratamento acústico.

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