Olá,
Hoje vou falar um pouco sobre o misterioso motor VVT do JAC J3 - 4 cilindros e 16 válvulas.
O famoso motor 1.4 (de mentirinha) que é adorado por muitos e detestado por outros.
É isso mesmo é difícil achar alguém que fique em cima do muro em relação a esse motor, por ele ter o máximo rendimento com alto giro geralmente as pessoas ou adoram ou o odeiam.
VVT é o nome curto do Comando Variável de Válvulas, essa tecnologia é usada também pela Toyota nos seus motores. O motor VVT tem como característica principal reduzir o consumo de combustível tornando o motor mais eficiente para isso ele ajusta o tempo de fechamento das válvulas de acordo com as diferentes condições de trabalho.
Segundo o próprio site da JAC, seguem as principais características desse motor:
- Baixo consumo de combustível;
- Motor Potente;
- Polui menos;
- Baixo nível de ruído;
- Alta estabilidade.
Após usar o carro por quase 2 meses eu apenas discordo do terceiro item baixo nível de ruído, como já disse aqui no blog eu acho o motor do J3 um pouco barulhento dentro da carroceria do carro. Principalmente em alto giro e na estrada o barulho fica muito alto.
Agora vamos falar sobre a "mentirinha" da JAC, na verdade esse motor é 1.3 não 1.4.
Segundo o próprio manual do carro a cilindrada do motor é 1.332, porem por conveniência a JAC resolveu chamar de 1.4.
Nos outros países, inclusive na China, esse carro é vendido como um carro 1.3. Segue um site estrangeiro com todas as características desse motor: http://hfsinopower.en.alibaba.com/product/523739754-213138995/JAC_1_3L_VVT_Gasoline_Engine_For_Car.html .
Quando ao fato de uns amarem e outros odiarem, acho que está ligado ao fato do motor ter o máximo rendimento em alto giro. Para quem está acostumado a andar em marcha alta, o carro pode parecer fraco. Porem como o própio manual aconselha esse motor deve ser conduzido sempre com alto giro e é acima de 3.500 giros que vemos o real poder desse motor. Além do carro andar muito bem ele ainda mostra sinais ao condutor que pode acelerar que ele sempre irá responder.
Eu acredito ser apenas uma questão de costume, eu tinha um Volkswagen 1.0 e demorei para me acostumar a andar sempre em alto giro. Hoje acho o motor ideal para a cidade e não tenho do que reclamar.
Avaliação:
J3 Hatch: 8
Concessionárias: -
Agora vamos falar sobre a "mentirinha" da JAC, na verdade esse motor é 1.3 não 1.4.
Segundo o próprio manual do carro a cilindrada do motor é 1.332, porem por conveniência a JAC resolveu chamar de 1.4.
Nos outros países, inclusive na China, esse carro é vendido como um carro 1.3. Segue um site estrangeiro com todas as características desse motor: http://hfsinopower.en.alibaba.com/product/523739754-213138995/JAC_1_3L_VVT_Gasoline_Engine_For_Car.html .
Quando ao fato de uns amarem e outros odiarem, acho que está ligado ao fato do motor ter o máximo rendimento em alto giro. Para quem está acostumado a andar em marcha alta, o carro pode parecer fraco. Porem como o própio manual aconselha esse motor deve ser conduzido sempre com alto giro e é acima de 3.500 giros que vemos o real poder desse motor. Além do carro andar muito bem ele ainda mostra sinais ao condutor que pode acelerar que ele sempre irá responder.
Eu acredito ser apenas uma questão de costume, eu tinha um Volkswagen 1.0 e demorei para me acostumar a andar sempre em alto giro. Hoje acho o motor ideal para a cidade e não tenho do que reclamar.
Avaliação:
J3 Hatch: 8
Concessionárias: -
Posso dar um pitaco? Gostaria de saber qual foi seu último carro para ter uma referência com o que você está comparando. Exemplo: quando fala em barulho do motor. Se comparado ao Uno, qualquer redução é vista como bem silencioso. Se comparado com um Honda Accord, o motor berra demais. Meu parâmetro sempre é um Palio pois só tive carros populares e aí os JACs atraem(e muito) minha atenção sim.
ResponderExcluirAbs.
Olá Medeiros,
ExcluirSeus pitacos são sempre ben-vindos. Meu último carro foi um FOX 1.0 completo. Realmente em questão de barulho dentro do carro el era um pouco mais silencioso que o J3.
Mas como o Andre falou no post abaixo, acredito que a diferença seja a vedação da carroceria e não o barulho emitido pelo motor.
Abs
Olhe o que acontece que o motor é silencioso mas nos J3 a JAC peca é no tratamento acustico do carro... Se tivesse a mante acustica que tem no J6 com certeza o carro seria bem silencioso.
ResponderExcluirAbs
Olá, com licença. Nunca me interessei por carros, motores, potencia e afins, gosto de ter um carro confortável e que tenha um bom desempenho. Tenho um J3 Turim e antes dele era um sedã Renault Megane 2.0, também achei o J3 barulhento demais. Reclamei na concessionária e não sei qual foi a mágica que fizeram mas o barulho se foi. De uma maneira geral, estou satisfeita com o carro.
ResponderExcluirAbraços,
Fiquei feliz com os comentários, acabei de adquirir um J3 Turim, a concessionária me entrega dia 23/04, confesso que estava um pouco apreensivo, mas agora fiquei mais tranquilo, estou saindo de um Logan 1.0 completo, como uso o ar condicionado sempre, deixa o carro muito lento.
ResponderExcluirOlá a todos, é sempre muito bom ouvir a opinião de usúario que vão adquirir ou já tem um J3 eu tinha um UNO 2008. Agora estou no J3 e confesso que estou muito satisfeito é um carro confortável e assim como responde ao acelerador...!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSenhores: O nível de ruídos no interior dos veículos devem ser medidos com um decibelímetro. Este aparelho pode ser conseguido com engenheiros ou arquitetos que trabalham com acústica. Outro aspecto que deve ser considerado é a cilindrada do motor. Como disse o amigo acima, o motor de baixa cilindrada anda melhor com altas rotações e consequentemente o nível de ruido é maior. Salvo quando há tratamento acústico.
ResponderExcluirOs smarthfones de hoje têm aplicativos decibelímetros gratuítos. É só instalar e medir o barulho. Mas o
ResponderExcluirmotor não é barulhento não. Talvez não seja o mais silencioso, mas pra barulhento, para este segmento de carro, não serve.
vou comprar um j3 sera que é um bom negocio?
ResponderExcluireu recomendo muito bom!
ResponderExcluirBOA NOITE,EM RELAÇAO AO QUE FOI PUBLICADO,ELE TEM RAÇAO,NAO FOI FEITO PARA CIDADE,PORQUE TENHO UM JAC J3,NA LADEIRA SEMPRE VOLTA PARA TRAZ,TEM QUE ESTAR ATENTO,EU JA CHEGUEI A DAR 180 KM EM LINHA RETA,BOM SO QUE EU ARISQUEI NA ESTABILIDADE NAO SENTI FIRMESA,AI DIMINUI A VELOCIDADE,RUIDO DO MOTOR BEM ALTO,AR QUEM QUE SAI NAO SEI DA ONDE JA QUE ELIMINEI O AR QUENTE E NAO ADIANTOU,QUANDO LIGO O AR DOBRA O BARULHO,AGORA A VENTUINHA A DO ARREFEICIMENTO E DO AR E BEM SUAVE SE NAO ESTIVER ATENTO PENSA QUE NAO ESTA FUNCIONANDO,MUITO BOM AO DE OUTROS CARROS QUE FAZ UM BARULHO ALTO,AGORA TVE UM SIENA 1.0 QUE TE DIGO NAO FICAVA PARA TRAZ E SO 55 CV,NA RETA BATIA UNS 160 KM,ERA MACIO E BEM NAS CURVAS,MAS NO JAC J3 TENHO MEDO,ACREDITE,EU SEI PORQUE MINHA PROFISSAO QUE NAO POSSO FALAR EXIGE EXPERIENCIA EM PERSEGUIÇAO E VELOCIDADE,AGORA EU TINHA UM CITROEN XZ PARIS,MEU AMIGO JA BATI O RECORDE DE 240 KM SEM ESFORÇO,VENDI DEVIDO AO COLOCAREM RADARES DE VELOCIDADE AS VEZES EU ESTAVA A 140 KM E DEREPENTE 180KM,AI VENDI.NUNCA MAIS VOU TER UM DESTE CITROEN,ABRAÇOS,
ResponderExcluirKkk fraco tenho um j3 e ótimo melhor que siena melhor que uno estou gostando já fiz 200 km fácil fácil só não fiz mais pois não tive mais reta
ExcluirO papo furadoo pela amor d deus nao pode falar qual é a profissão. Kkkk cada uma vendi o carro porque corria muitoo aaa vaaa pela amor de deus
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkk
ExcluirO papo furadoo pela amor d deus nao pode falar qual é a profissão. Kkkk cada uma vendi o carro porque corria muitoo aaa vaaa pela amor de deus
ResponderExcluirKkklkkk olha o comentário do cara "vendi meu citroen porque corria demais" papo furado. Já tive um citroen zx patis tbm. É um ótimo veiculo mais pode ter certeza que não é um "Porsche" pra correr "demais". Na verdade o cara deve ter vendido o zx porque a manutenção é cara mesmo.
ResponderExcluirjente o carro novo e bom , mas agora aos 37,000 km uma luz acendeu no painel,nenhuma oficina aceita, entao levei na consecionaria e..... vou gastar de 700 a 12,000 pra consertar entao o que dizer....estou broxa
ResponderExcluirO JAC TURIN VVT É UM EXCELENTE CARRO E BEM MAIS BARATO, TRISTE É QUE AS PESSOAS AQUI NO BRASIL AINDA GOSTAM MUITO DE CARROS POPULARES.PODENDO TER UM JAC TURIN PELO MESMO PREÇO E É MUITO MAIS CARRO.
ResponderExcluirO JAC TURIN VVT É UM EXCELENTE CARRO E BEM MAIS BARATO, TRISTE É QUE AS PESSOAS AQUI NO BRASIL AINDA GOSTAM MUITO DE CARROS POPULARES.PODENDO TER UM JAC TURIN PELO MESMO PREÇO E É MUITO MAIS CARRO.
ResponderExcluirOla tudi bem? Admiro muito os carros da jac estou pensando em comprar um turin. O pessoal falam muito sobre as peças que são dificies de encontrar peço orientaçao sobre esse fato, moro sou de Recife. Abraço
Excluireu comprei um j3 hatch 2012 2013 com 11400 km e o carro está ótimo o barulho que tanto falam deve ser do protetor de carte que é de um material de plastico e não de ferro e com a alta velocidade o vento cortando o carro por baixo faz esse barulho eu constatei isso e por sinal estava quebrado e faltando uma peça que o prendia e sobre a luz que não quer apagar existe em tudo uma censor que é ativado nos pedais no cinto e etc tente localizar atraves do desenho e certifique-se que não esta travado devido a sujeira isso acontece
ResponderExcluirquiz falar o desenho dos sensores que estão no manual do carro a sujeira acumulada faz com que emperre um bom dw resve não é bicho de sete cabeças não
Excluirentão sobre o carro quando comprei fui lezado no papel tinha 94.000 km mais quando assinei a compra e fui buscar o carro a velocidade real era de 113,00 km
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIrmãos brasileiros tem que quebra o tabu, estamos valorizando o que não presta, e desvalorizando o que presta, o JAC é muito mais carro que essas carroças vendidas pela Fiat, Chevrolet, solos e Ford. O culpado de estar-nós pagando tão caro numa carroça, é o próprio brasileiro que tem medo do novo do que é bom, quebra o tabu.
ResponderExcluirOlá, não seu como vcs gostaram desse carro, talvez o painel, radio, banco de couro ou pelo fato o motor é vvt. Enfim. Estou com J3 turin completo, consumo, média de 9km carro todo revisado baixa km27... Manutenção caro e quando acha peça... Modelo 2011 e 2012...... Talvez no modelos novos corrigiram alguns defeitos.
ResponderExcluirRealmente, não é fácil achar peça como um carro popular. Mas é um excelente carro, e difícil de dar problema.
ExcluirE quanto as peças é só solicitar a concessionária. As vezes demora, mas chega.
amauri albino 08 .05. tenho um j3 2012 é um bom carro,economico bom espasso.
ResponderExcluirTenho um t5 cvt e e muito barulhento o motor mas muito completo em vista de outros carros na categoria dele o q me incomoda só e o barulho do motor já tive um renegade q passei com 10.000km em matéria de acústico o renegado era top
ResponderExcluirTenho um t5 cvt e e muito barulhento o motor mas muito completo em vista de outros carros na categoria dele o q me incomoda só e o barulho do motor já tive um renegade q passei com 10.000km em matéria de acústico o renegado era top
ResponderExcluirBOM DIA
ResponderExcluirTENHO UM JAC J3 2013/2014 CARRO MUITO BOM
EM RELAÇAO A DIAGNOSTICO DA PARTE DA INJECAO ELETRONICA PODEM ADIQUIRIR UM APARELHO QUE VENDE NO MERCADO LIVRE CHAMADO ELM 327 QUE ELE FAZ A LEITURA DOS CODIGOS DE FALHA DO VEICULO QUANDO TIVER .
BOM DIA
ResponderExcluirTENHO UM JAC J3 2013/2014 CARRO MUITO BOM
EM RELAÇAO A DIAGNOSTICO DA PARTE DA INJECAO ELETRONICA PODEM ADIQUIRIR UM APARELHO QUE VENDE NO MERCADO LIVRE CHAMADO ELM 327 QUE ELE FAZ A LEITURA DOS CODIGOS DE FALHA DO VEICULO QUANDO TIVER .
Em relação ao Civic, qual o melhor custo-benefício?
ResponderExcluircomprei uma Jec j3 não vejo a hora de pode dirigi-lo estou mt ansioso pois mts fala não somente alguns de vc q o carro e muito bom !
ResponderExcluirola!!!! estou querendo adquirir um j3 14. estou apaixonada pelo carro. pretendo fechar negocio. o que vcs me aconselham?
ResponderExcluirExcelente carro. Depois q comprei percebi como os chevrolet ford fiat sao umaa carrocas
ExcluirEu tenho um j3 1.4 muito bom.mas vou precisar vender.quem se interessar pode me ligar.(33)984404585.vendo abaixo da tabela.2011/2012
ExcluirComprei um 2014 gente estou amando ,carro muito bom e muito conforto
ResponderExcluirTem uma concessionaria da jac perto da minha casa,se eu precisar de peças e so encomendar,carro muito bom gostei muito
ResponderExcluirEstou querendo adquirir JAC J3 2011, faço bom negócio?
ResponderExcluirComprei um hac j3 2012 e estou apaixonada! Excelente carro!
ResponderExcluirTenho um J3 2012... Um barulho estranho! Parece que estou andando com o freio de mão puxado, alguma coisa raspando... Começou qdo eu engatava a ré do carro...agora qdo saiu ainda continua. Alguém pode me orientar?
ResponderExcluirBoa tarde a todos !! Estou querendo sair do uno mille fire 2002 para um jac j3 2011, estou pensando em carro de km 65.000 a km 1000.000. Esse dão muita manutenção?As peças são fáceis de encontrar?
ResponderExcluirBom dia a todos. Acabei de pegar um J3 Turin. Dois meses , mas.ficou 25 dias na oficina tentando encontrar e corrigir um problema de super aquecimento. Dezenas de vezes o ponteiro subia ao extremo e a luz de superaquecimento acendia no painel. Falaram em radiador, aterramento de 5 pontos, em válvula termostática e por fim sensor precipitando. Sai de um march 1.0. baita carrinho. Mas assustei com o consumo do J3 mas é adaptação. O carro sobe bem, subiu de quinta a famosa serra de igarapé em belo horizonte. A 90/100. Achei o carro macio ,confortável, todo elétrico, até retrovisores espaçoso bom pera malas. epeca quando liga o ar. Mas até aí normal. muito bom preço. Só queria uma dica sobre essa questão da temperatura e se é recorrente a reclamação sobre isso. Obrigado a todos. Se beber não dirija.
ResponderExcluir